O CURSO DE PEDAGOGIA SEMIPRESENCIAL DA UNESP: DIAGNÓSTICO E PERFIL DOS CURSISTAS

Danielle Aparecida Nascimento dos Santos, Mario Hissamitsu Tarumoto, Antônio Netto Junior, Paula Mesquita Melques, Edson Carmo Inforsato, Klaus Schlünzen Junior, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen

Resumo


A Unesp tem vocação para a licenciatura e, por isso, tem perseguido as metas de: formação de profissionais do magistério para a educação infantil e; garantia que professores da educação básica tenham formação em nível superior. A presente investigação está concentrada na oferta de uma graduação combinada com tecnologias digitais que resultou em um curso de Pedagogia semipresencial. Com 900 vagas para professores em exercício na educação básica no município de São Paulo, organizado em módulos e temas/disciplinas a partir de grandes áreas de formação em licenciatura, currículo dividido em áreas que agrupam disciplinas afins, projetos temáticos e estágio curricular obrigatório, carga horária de 3.520 horas e atividades presenciais e virtuais. O curso está sediado em 18 polos dos Centros Educacionais Unificados da cidade de São Paulo. Obter diagnóstico e perfil dos cursistas são os objetivos desta investigação. Os dados vão subsidiar a sistemática de avaliação do curso (retroalimentadora). Os instrumentos já elaborados são: roteiro de observação e questionário. A técnica empregada vem da estatística, análise de conglomerados. A pesquisa demonstra que a idade média dos cursistas se encontra na faixa dos 30 a 40 anos, as mulheres são maioria entre os matriculados, mais da metade dos cursistas residem na cidade de São Paulo, a distância média entre residência e polo é menor que 10 Km.


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