EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: EVOLUÇÃO, EXPANSÃO E PECULIARIDADES

Pedro Bruno Silva Lemos

Resumo


Pedro Bruno Silva Lemos (UNILAB – pedrolemos@unilab.edu.br)

Ana Célia Lopes Cavalcante (UNILAB – anaclcavalcante@gmail.com)

Antonio Leonardo Moreira de Aquino (UNILAB – leonardoaquino1986@outlook.com)

Bárbara Eleodora Santiago Gomes (UNILAB – barbara@unilab.edu.br)

Júlio César Lopes de Oliveira (UNILAB – Juliolopes1110@gmail.com)

Lisimére Cordeiro do Vale Xavier (UFC – lisirobert@yahoo.com.br)

Maria Jucilene Freire Lopes Marinho (SEDUC – jucilenef@gmail.com)

Maria Ravelly Cordeiro Xavier (UNILAB – ravellyxavier@yahoo.com.br)

Renata Primo de Sousa Paz (UNILAB – renataprimo@unilab.edu.br)

Antônio Roberto Xavier (UNILAB – roberto@unilab.edu.br)

Resumo:

A escrita deste texto tem como finalidade precípua apontar os diferentes modos de Educação a Distância (EaD) ocorridos em distintos contextos temporais e destinada com foco às demandas peculiares. Inicialmente, discorre-se sobre o conceito e demais definições sobre Educação a Distância, seus fundamentos teórico-metodológicos, caracterizações e abordagens diversas. Em seguida, procurou-se demonstrar as principais mudanças e transformações ocorridas ao longo da evolução conceitual e contextual relativo aos procedimentos didático-pedagógicos vinculados à teoria, bem como aos avanços técnicos vinculados aos procedimentos metodológicos da modalidade de Educação a Distância. Como resultados parciais, constata-se nesta escrita, que o sucesso das políticas educacionais está condicionado ao engajamento não só dos professores, mas da gestão e de toda comunidade escolar, sobretudo no que diz respeito ao provimento das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICS), bem como no tocante a qualificação e capacitação constantes visando o uso e domínio corretos das ferramentas tecnológicas disponíveis e dos processos metodológicos e didático-pedagógicos a serem empregados peculiarmente na Educação a Distância.

Palavras-chave: Educação a Distância; Tecnologias da Informação; Ambientes Virtuais.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.