O USO DO AMBIENTE VIRTUAL COMO SUPORTE NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPO GRANDE-MS

Maria Aparecida Rondis Nunes de Abreu, Erlinda Martins Batista

Resumo


Este trabalho objetivou investigar o uso da plataforma Moodle como instrumento facilitador da coordenação pedagógica de uma Escola Municipal de Campo Grande – MS, a partir das dificuldades vivenciadas pelos professores em suas práticas escolares. Na metodologia utilizou-se questionários semiabertos em uma abordagem qualitativa, os quais foram respondidos por 42 professores de um total de 80, das 1ª e 2ª etapas da Educação Básica. Objetivou-se averiguar a mediação pedagógica entre os professores que desenvolveram atividades no Moodle. O uso desse ambiente teve o sentido de contribuir na formação continuada dos professores e do coordenador, mostrando as possibilidades dessa ferramenta para a educação. Os resultados apresentaram as dificuldades encontradas pelo coordenador pedagógico no exercício de sua função no contexto escolar. As análises dos resultados fundamentaram-se em teóricos como: Belloni, Santos, entre outros e mostraram que a interação foi satisfatória para 81% dos professores, após a implantação do Moodle na escola municipal investigada. Concluiu-se que o Moodle é uma ferramenta relevante no âmbito escolar e auxilia o coordenador pedagógico em seu papel de atuação como articulador das práticas pedagógicas.

 


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