CURSOS DE MÉDIA E LONGA DURAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DESAFIO A PERMANÊNCIA DISCENTE

Jaqueline Castilho Moreira

Resumo


Este artigo objetiva investigar as características recorrentes de alunos de cursos de Educação a Distância (EAD) de médio e longo prazos, tendo em vista o estudo dos fatores que definem sua permanência. Nesta pesquisa exploratória descritiva foi realizado um levantamento bibliográfico intencionando conhecer as causas intrínsecas/motivações pessoais dos alunos, bem como elementos oriundos do contexto/motivações extrínsecas, que provocariam a evasão discente. Da literatura emergiu o pressuposto de que, quando há estímulos externos para que se realize algum tipo de tarefa, há motivação extrínseca e com ela os mecanismos de regulação, que variam com o grau de autonomia relativa.  Posteriormente foi aplicado um questionário distribuído online (Formulário do Google Forms) a 23 participantes e/ou egressos desse tipo de curso. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo e tratados por meio dos pressupostos metodológicos (BARDIN, 1977). Realizou-se uma categorização das respostas a partir de temáticas, buscando "núcleos de sentido" agrupados por semelhança de conteúdos, lógica, pertinência, submetidos à análise por juízes. Os resultados permitiram identificar a necessidade de que os responsáveis pela EAD tenham um conhecimento mais aprofundado sobre os elementos que interferem nas motivações extrínsecas dos cursistas e de cuidados relacionadas à psicopedagogia para que haja permanência discente até a conclusão.

 


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