USO DE rEA no LETRAMENTO INFORMACIONAL EM BIBLIOTECAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Maria Aparecida Rodrigues de Souza

Resumo


Este trabalho apresenta uma análise acerca do uso de Recursos Educacionais Abertos (Rea) por bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Região Centro-Oeste (RFEPCT-CO), na promoção do letramento informacional. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada por meio de estudo bibliográfico e de campo. Participaram do estudo 12 bibliotecárias(os), respondendo ao questionário disponibilizado no correio eletrônico. Evidenciou-se pela pesquisa que 66,7% bibliotecas da Rede disponibilizam Rea produzidos por outras instituições. Nesse universo, o uso de Rea, na promoção de educação para a informação a discentes, fica acondicionado a tutoriais, a base de dados e a portal de periódicos. A maioria das(os) participantes consideram os Rea uma estratégia para a formação discentes, ainda que, as bibliotecas analisadas não disponham suficientemente de uma tecnologia digital apropriada.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.