USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS, AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA: UMA POSSIBILIDADE PARA A INCLUSÃO DIGITAL

Maria Rosemary Oliveira

Resumo


Esse artigo analisa e apresenta em que aspectos o uso de tecnologias digitais interfere na construção da autonomia na aprendizagem   e, de que modo pode potencializar a inclusão digital. Também tem o propósito de compreender como os conceitos de aprendizagem colaborativa, interatividade e autonomia se convergem e se completam no debate da educação a distância e online.  Essa escrita é parte da dissertação de mestrado que teve como propósito central investigar as implicações do uso de tecnologias digitais na aprendizagem de egressos de cursos da rede e-Tec Brasil (educação profissional a distância). Os procedimentos metodológicos adotados na construção do referido estudo articulam-se a partir da perspectiva sócio-histórica, que contempla as bases teóricas do pensamento baktiniano. Nesse sentido, tem como princípio a ideia de que cada contexto é povoado por diversas vozes. Que o entrecruzamento destas, a percepção dos muitos olhares e experiências comprovam a existência de diferentes abordagens e múltiplas verdades. Assim, pesquisador e pesquisado se ressignificam e são ressignificados. Teoricamente fundamentado a partir da análise das produções de vários autores que tratam da referida temática, esse artigo aponta para a ideia de que a inclusão digital é potencializada nas práticas da educação a distância e profissional da rede e-Tec Brasil. Um começo desse processo, uma vez que, para além dos propósitos pedagogicamente elaborados, as experiências do fazer um curso a distância, utilizando tecnologias digitais, proporcionam aos discentes uma reorientação nos seus processos de aprendizagem, possibilitam o desenvolvimento da autonomia e sedimenta bases que poderão proporcionar uma efetiva inclusão digital.

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