REDE SOCIAL COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADE DE USO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

Tatiane Fernandes de Souza Oliveira, Adriane Belluci Belório de Castro

Resumo


O uso informal e pessoal de aparelhos móveis, continuamente, por adolescentes tem despertado a atenção de educadores, especialmente no âmbito do ensino médio. Considerando-se, ainda, a exploração de redes sociais com finalidade pedagógica, é possível ampliar a interação professor-aluno e aluno-aluno desde que bem definidos objetivos e estabelecidas regras para seu uso. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é discutir, a partir de um estudo de caso, a percepção de professores e de alunos do ensino médio a respeito do uso de redes sociais, aqui especificamente o Whatsapp, como recurso complementar para a aprendizagem de Língua Portuguesa. Utilizou-se da técnica de entrevista a partir de questões abertas aplicadas a um professor de Língua Portuguesa do ensino médio público da cidade de Botucatu-SP. Com base na literatura pesquisada e a partir dos resultados obtidos, constatou-se que a tecnologia tem sido uma ferramenta de significativa importância para a transformação dos processos e práticas docentes. Assim, o estudo vem sugerir que, além das ferramentas que já existem no âmbito educacional presencial, o professor pode utilizar aparelhos móveis e aplicativos como Whatsapp para fins didático-pedagógicos.

Palavras-chave: Aplicativos. Aprendizagem móvel. M-learning. Educação.  Redes Sociais Digitais.


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