EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: GÊNESE, PROJEÇÃO E CARACTERÍSTICAS?

Renata Primo

Resumo


Renata Primo de Sousa Paz (UNILAB – renataprimo@unilab.edu.br)

Ana Célia Lopes Cavalcante (UNILAB – anaclcavalcante@gmail.com)

Antonio Leonardo Moreira de Aquino (UNILAB – leonardoaquino1986@outlook.com)

Bárbara Eleodora Santiago Gomes (UNILAB – barbara@unilab.edu.br)

Júlio César Lopes de Oliveira (UNILAB – Juliolopes1110@gmail.com)

Lisimére Cordeiro do Vale Xavier (UFC – lisirobert@yahoo.com.br)

Maria Jucilene Freire Lopes Marinho (SEDUC – jucilenef@gmail.com)

Maria Ravelly Cordeiro Xavier (UNILAB – ravellyxavier@yahoo.com.br)

Pedro Bruno Silva Lemos (UNILAB – pedrolemos@unilab.edu.br)

Antônio Roberto Xavier (UNILAB – roberto@unilab.edu.br)

Resumo:

A Educação a Distância (EaD) embora seja um acontecimento recente no âmbito da educação brasileira da forma como ela é praticada hoje, esta tem suas origens em um contexto histórico bem distante. O objetivo desta escrita sucinta é demonstrar que a EaD, como alternativa de ensino-aprendizagem, tem suas características e projeção básicas e se consolidou como forma de educação que abrange coletivamente em múltiplas vias de acesso, superando os obstáculos de tempo, espaço e distância, bem como fomenta a autonomia do ensino-aprendizagem. As novas tecnologias ou ferramentas digitais com o advento da internet possibilitaram um processo revolucionaram em todas as áreas da informação e da comunicação afetando decisivamente os conteúdos e metodologias no campo do ensino-aprendizagem com o recurso da EaD. Nessa ótica, a EaD tem ignorado as barreiras até então intransponíveis de tempo, espaço, individualidade e mediação do saber por meio da pessoa física do professor. A perspectiva da EaD se concretiza e se estabelece cada vez mais na autonomia do aprendente e na democratização e disponibilização dos conteúdos e recursos didático-pedagógicos através da interação coletiva entre professor-aluno-tutor, nos mais diversos espaços virtuais de ensino-aprendizagem. É válido ressaltar que esta escrita é do tipo bibliográfica, de abordagem qualitativo, método dedutivo e está dividida em tópicos.

Palavras-chave: Educação a Distância; Novas Tecnologias; Mídias Digitais.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.