A EDUCAÇÃO E O USO PEDAGÓGICO INOVADOR DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO À DISTÂNCIA.doc Tamanho do documento 93KB Data de transferência 2016-06-04 01:44

Maria Vanuzia Santos da Silva

Resumo


A proposta deste estudo bibliográfico foi compreender: A Educação e o uso Pedagógico Inovador das Tecnologias no Ensino à Distância. À  EaD é vista como uma alternativa para a Educação, a implantação no Brasil foi devido o alto índice de analfabetismo, a baixa escolaridade e  qualificação profissional deficitária. O objetivo geral: compreender a relação da educação e o uso pedagógico inovador das tecnologias digital na modalidade de educação à distância; conhecer o AVA; compreender as práticas pedagógicas adotadas na produção de material do AVA e Analisar a contribuição das TIC na EaD. Foi utilizada a base de dados  SciELO, sendo  encontrados 199 artigos publicados, selecionados 24 artigos que estava dentro do período de publicação estudado, 2002 à 2012. Foram utilizados como critérios de inclusão os textos que abordavam educação a distância, educação tecnológica, tecnologia digitais. Diante do que os autores defendem conclui-se, que uma educação de qualidade demanda, entre outros elementos, tanto uma visão crítica dos processos do ensino à distância, quanto uso apropriado e criterioso das novas tecnologias. Pois através das TIC podemos ter acessos a EaD, a qualquer lugar do planeta, às informações em tempo real. Comprovando que as tecnologias causaram enormes benefícios em termos de avanço científico na educação e na produção do conhecimento, quando bem utilizadas permitem intensificar a melhoria das práticas pedagógicas. Evidente que, o uso das tecnologias não será suficiente para dar boa continuidade ao processo de ensino-aprendizagem, dependerá também da maturidade por parte dos usuários em relação à disciplina e motivação para estudar. Apesar de todos esses avanços na área, o sucesso da EaD depende da criação de uma cultura do ensino à distância, da qualidade e credibilidade dos cursos.


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