ANÁLISE DAS FERRAMENTAS AVALIATIVAS DOS CURSOS DE ENSINO SUPERIOR NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: MOODLE (UESPI) E SIGAA (UFPI)

Carla Gabryela Resende Fonsêca, Daniele Rocha Melo, Ivone Maria Silva de Oliveira

Resumo


Resumo

A expansão da Educação a Distância e o surgimento dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAS apresenta a possibilidade de uma nova forma de avaliar. A avaliação mediada através das ferramentas avaliativas presentes nos AVAS: fóruns de discussão, chats, tarefas e questionários, perdem seu potencial se concebidas seguindo a fórmula tradicional, apenas com o simples intuito de pontuação. Essas ferramentas são ricas em possibilidades e devem se encaixar em metodologias avaliativas mais modernas dentro dos paradigmas construtivistas e construcionistas. Nesse artigo foram analisadas as ferramentas avaliativas das plataformas SIGAA e MOODLE sob essa concepção dando enfoque na aceitação dessas pelos usuários. Objetivando com essa investigação clarear a visão de sujeitos envolvidos nos processos de Ensino a Distância e despertá-los paras as potencialidades destas ferramentas.

 

Palavras-chave: Ambientes virtuais de aprendizagem. Construtivista. SIGAA. Avaliação. MOODLE. Ferramentas avaliativas.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.