DA EAD AOS REAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS DA UAB EM ACESSO ABERTO

Jimena de Mello Heredia, Marialice de Moraes, Eleonora Milano Falcão Vieira

Resumo


O Brasil realizou muitos investimentos no Ensino Superior nos últimos dez anos, focando na ampliação do número de vagas, na sua interiorização e na criação de oportunidades de acesso para estudantes oriundos das camadas mais pobres da população. A Universidade Federal de Santa Catarina, assim como grande parte das demais Instituições Públicas de Ensino Superior, aderiu ao programa federal Universidade Aberta do Brasil. Nesse contexto, desenvolveram-se materiais específicos em diferentes formatos, como videoaulas, materiais impressos e em PDF, além de outros objetos de aprendizagem. Porém, tais materiais foram criados sem especificidades ou licenças que permitissem a sua disponibilização aberta. Este trabalho objetiva discutir e problematizar possibilidades de disponibilizar os materiais produzidos em acesso aberto e, para tanto, utiliza-se uma metodologia de base teórica, analítica e interpretativa. Pensar a disponibilização de tais materiais, no formato de recursos educacionais abertos, é uma questão crucial e urgente em um cenário para a democratização do conhecimento. A questão central que emerge no contexto abordado concerne aos meios que se alinham a concepções fundamentais de Acesso Aberto.

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