ESTUDO DA QUÍMICA: O USO DO TELEJORNAL EM SALA DE AULA

Cassiane Baggio Barbosa

Resumo


RESUMO:

Muitas são as evoluções tecnológicas presentes no mundo atual, mas tais evoluções não parecem estar inseridas na escola, lugar em que deveriam auxiliar e aprimorar o trabalho dos professores. Dessa forma, a partir das dificuldades constatadas nas aulas de Química em uma turma do 2º ano do Ensino Médio Politécnico, em resolver cálculos, interpretar questões de algum conteúdo específico, ligar a Química ao cotidiano, optou-se por tentar produzir um instrumento que auxiliasse aos alunos na superação de tais dificuldades. Frente a isso, busca-se avaliar quais são as maiores dificuldades apresentadas pelos alunos na disciplina de Química e as formas de superá-las. Foi constatada que uma das maiores dificuldades que os alunos apresentam é em relação ao conteúdo de Termoquímica. Assim, surgiu a ideia de utilizar o telejornal como forma de inserir a tecnologia como ferramenta a auxiliar o professor em sua prática docente. Como metodologia para desenvolver o presente trabalho optou-se pela pesquisa-ação. Os resultados obtidos através do uso telejornal foram satisfatórios, pois os alunos demonstram obter uma maior compreensão do conteúdo Termoquímica. Além disso, demonstraram maior autonomia e tiveram seus laços enquanto turma fortificados devido ao trabalho em grupo.

Palavras-chave: Tecnologia. Psicopedagogia. Telejornal. Ensino de Química.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.