SABERES E IDENTIDADES DOCENTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A EQUIPE DE FORMADORES DO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Leidelaine Sérgio Peruce

Resumo


Este artigo analisa as percepções que os professores formadores do Programa Escola de Gestores da Universidade Federal de Ouro Preto (PNEG/UFOP) têm sobre seus saberes docentes e como tais percepções têm contribuído para a configuração da identidade dessa equipe. O PNEG integra a política nacional de formação continuada do Ministério da Educação Brasileiro (MEC), implementada desde 2002. Foram realizadas 21 entrevistas formais com os professores e assistentes de turma que atuam ou atuaram no PNEG/UFOP entre os anos de 2013 e 2016. O roteiro de entrevista contemplou quatro dimensões: (i) experiência docente e trajetória profissional; (ii) percepções sobre a formação de professores na modalidade a distância; (iii) rotinas e estratégias de ação e interação e (iv) percepções sobre o desenho institucional. As análises indicam que os saberes docentes compartilhados constituem um conjunto de saberes advindos das articulações, adaptações e tensões que cada membro de uma equipe traz consigo, sendo continuamente (re)processados no grupo, ao longo das ações de formação. A identidade dessa equipe é definida através da interação colaborativa, ainda que de forma fragmentada, hierarquizada e assíncrona.


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