ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS VIA MÍDIA IMPRESSA NA EAD: EM DIREÇÃO À AUTONOMIA E CRIATIVIDADE

Alberto Hércules dos Santos Coelho Barbosa

Resumo


Este trabalho tem como objetivo traçar algumas características que compõe um material didático impresso para educação a distância, destacando requisitos necessários para essa modalidade de educação e as possibilidades que esse tipo de mídia oferece para a realização de uma aprendizagem autônoma e crítica.  Reflete a estrutura textual e a usabilidade em um curso de formação continuada para professores na modalidade de Educação a Distância, destacando a funcionalidade e resultados proporcionados pelo uso da mídia impressa.  Para tanto, buscou-se embasamento teórico na literatura sobre o assunto em livros, artigos, dissertações, apostilas e sites na Internet, a fim de fundamentar a análise e consolidar os estudos. Através do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que a mídia impressa na Educação a Distância deve colaborar para a proposta de um ensino autônomo, sendo suporte e fonte não só de informações para o aluno, mas de um conhecimento crítico e voltado para o cotidiano desse aluno, que o insira no seu objeto de estudo e que o provoque a ser sujeito de sua aprendizagem, agente de seu conhecimento, baseado no estudo e na reflexão.

Palavras–chave: educação a distância, mídia-impressa, autonomia.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.