Saberes docentes e o planejamento em EaD

Rafael Arlindo Rosa

Resumo


O estudo objetivou analisar como se efetiva esse planejamento e quais os saberes docentes necessários para tal. O locus da pesquisa é uma Universidade Comunitária de Santa Catarina. Foram adotados como principais referenciais teóricos: os saberes docentes (Tardif) e a formação docente para uso de tecnologias (Belloni; Mishra e Koehler). A pesquisa pautou-se numa abordagem qualitativa, com base no estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa documental e a bibliográfica, o questionário e a entrevista. Os dados evidenciam que, para o desenvolvimento de uma disciplina a distância, é necessário que o docente adquira um conjunto de saberes que vão muito além do conteúdo específico de sua área. O docente assinala a necessidade de um arcabouço de saberes - específicos, pedagógicos, tecnológicos e da experiência - para assim planejar sua ação docente.

Palavras-chave: Planejamento docente na EaD. Saberes docentes na EaD. Uso pedagógico de TDIC. Novas tecnologias em educação.

.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.