CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROJETO PILOTO DO CURSO TÉCNICO SEMIPRESENCIAL DE INFORMÁTICA DO CENTRO PAULA SOUZA – UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM PROJETO PILOTO

Nadia cristina de Azevedo Melli, Eliana Cristina Nogueira Barion

Resumo


Este artigo propõe uma discussão sobre a a necessidade de capacitação dos professores que atuam nos cursos semipresenciais ou totalmente a distância oferecidos pelo Centro Paula Souza. A intenção deste trabalho é investigar se o comportamento dos professores de cursos presenciais que passam a atuar em cursos na modalidade a distância sofre alguma alteração à medida em que estes profissionais participam de capacitação específica em ambiente similar ao futuro ambiente de trabalho. Para isto, o presente trabalho traz uma análise da capacitação de professores tutores oferecida pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza no ano de 2015 por ocasião da implantação de um projeto piloto supervisionado pelo Geead (Grupo de Estudos de Educação a Distância), departamento do Centro Paula Souza responsável pelo desenvolvimento e implantação de cursos ead EaD da instituição. A referida capacitação teve uma duração de trinta dias e se deu por meio de uma encontro presencial, com duração de 8 horas e o restante a distância por meio de ambiente virtual. A amostra constituiu-se de 25 professores de três Escolas Técnicas (Etecs) situadas em cidades do interior do estado de São Paulo, cujos diretores decidiram pela oferta do curso semipresencial de informática em suas unidades. Todos os professores inscritos no treinamento faziam parte do quadro docente das escolas técnicas e atuavam como professores de cursos presenciais. Os resultados sugerem que a capacitação oferecida aos professores tutores favorece a autonomia dos docentes e a comunicação com os alunos, além de contribuir para a formação continuada dos professores.


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