ANÁLISE DA EVASÃO DE ALUNOS NO POLO CNEC EAD IGUATU

MOACIR ALVES DE LIMA FILHO, NAÍOLA PAIVA DE MIRANDA

Resumo


A Educação à Distância é uma modalidade de ensino que tem como característica principal a flexibilidade, pois concede aos alunos à oportunidade de construir conhecimento estudar em diferentes lugares, independente da localização geográfica e de tempo, basta ter acesso à internet. O estudo teve como objetivo analisar a evasão nos cursos em EaD na CNEC-IGUATU. O mesmo constou de uma pesquisa bibliográfica e descritiva com abordagem quantitativa. No estudo de caso questionou-se quais os fatores que levam o aluno à evasão em um curso em EaD na CNEC? São fatores pessoais ou profissionais que mais levam à evasão? O público alvo foram 18 alunos que evadiram do citado polo no período de junho de 2013 a outubro de 2015. Na coleta de dados utilizou-se um questionário elaborado através do Google Forms e enviado aos alunos por e-mail. Obteve-se um feedback de 14 ex-alunos. De acordo com a pesquisa pôde-se constatar que, o fator que mais ocasionou a evasão foi a falta de tempo dos respondentes, mesmo tendo acesso à internet em casa e/ou no trabalho, muitas vezes não conseguiam se concentrar por serem ambientes vulneráveis, com elementos que tiravam o foco dos estudos. Concluiu-se então que os fatores que levaram à evasão dos alunos estão ligados a questões pessoais, e não institucionais. Cogita-se no que pode chamar a atenção das instituições, é que venham a contribuir para mudar essa realidade, em motivar e dar mais apoio aos alunos, buscar compreender os fatores pessoais que dificultam o processo de aprendizagem, criar um ambiente colaborativo. São medidas que se tornam relevantes para evitar a evasão e os alunos chegarem à conclusão dos seus cursos.


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