FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO CAMPO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Katia Soares, Marcos Aurélio Silva Soares Soares, Ivo José Both Both, Desiré Luciane Dominschek Lima Lima, Flávia Lisiane dos Santos Juliatti Juliatti

Resumo


A pesquisa intitulada “Formação de Professores e Tecnologias Educacionais no Campo da Pesquisa em Educação” tem como tema a relação entre formação de professores e as tecnologias educacionais. A proposta de trabalho consiste no levantamento bibliográfico e análise de textos da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) apresentados nos Grupos de Trabalho (GTs) 08 (Formação de Professores) e 16 (Educação e Comunicação) no período entre os anos de 2007 a 2015. A pesquisa tem como objetivo principal investigar, numa perspectiva qualitativa, a contribuição do uso das tecnologias educacionais para a qualidade do trabalho docente por meio da produção científica produzida no âmbito da ANPEd. A investigação pauta-se no pressuposto de que na formação inicial e na formação continuada, as tecnologias educacionais podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e do processo de aprendizagem. Em relação aos procedimentos metodológicos a investigação baseia-se no levantamento e análise bibliográfica denominada “estado da arte” (Romanowski e Ens, 2006, p.40). Portanto, a pesquisa terá como base a análise bibliográfica dos textos disponibilizados no site da ANPEd. Desta forma se propôs o levantamento no período de 2007 a 2015 utilizando os seguintes eixos para análise: 1) Formação Inicial e novas tecnologias; 2) Formação continuada e novas tecnologias; 3) Políticas públicas e novas tecnologias. A investigação ainda está em andamento, com previsão para ser concluída até o final de 2016. Até o presente momento já foi concluído o levantamento inicial dos textos. Pretende-se finalizar o trabalho apresentando uma analise critica dos dados levantados com base nas categorias selecionadas (conceitos evidenciados), identificando as tendências com relação à pesquisa na área educacional que se refere à formação de professores.

Palavras-chave: formação de professores; tecnologias educacionais; políticas públicas de formação de professores.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.