DISCENTES DA EaD DO CURSO LICENCIATURA DE LETRAS EM ESPANHOL: exercício no magistério

Simone Silva Pinheiro Duarte

Resumo


Resumo:

Este artigo surgiu a partir da observação na redução do número de discentes matriculados no Curso de Letras Licenciatura Espanhol - Turma 2014.2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Natal-Central, na modalidade de Educação a Distância (EaD); especificamente àqueles do temporário Polo de Apoio Presencial “Dr. Rui Pereira dos Santos” em São Gonçalo do Amarante – Campus EaD. Mediante a esse acontecimento, procurou-se examinar com atenção às razões pelas quais alunos que permaneciam cursando e até que ponto estariam comprometidos ao exercício do magistério após a serem graduados; como também, se o propósito de licenciatura da Instituição estaria sendo atingida; mesmo quando as estatísticas contabilizavam um elevado grau de trancamentos, transferências e, principalmente, evasões no percurso de cada período. Optou se por uma investigação que abordasse métodos de pesquisa indutiva, descritiva e explicativa com levantamento dados quantitativos, parcialmente qualitativos e a elaboração de um questionário com questões fechadas, abertas e de múltiplas escolhas. O âmbito que intermediou todo o processo de emissão e recepção dos dados foi por interação assíncrona. Apesar de os resultados finais serem escassos, surtiram positivos porque atenderam ao propósito da Instituição que é graduar licenciados, ou seja, formar educadores qualificados para ministrar aulas de Língua Espanhola no Ensino Médio. Embora, diante de um estudo inconcluso, esta investigação permite ampliações nas pesquisas de campo, dados estatísticos e uma análise comparativa sobre tema nas universidades da rede pública e da rede particular de ensino a respeito da aplicabilidade da modalidade de EaD no Rio Grande do Norte.

Palavras-chaves: Educação a Distância. Evasão. Licenciatura Letras em Espanhol.

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