ALUNOS DA EAD NO PROCESSO DE DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: PROGRAMA DE EXTENSÃO e-TEIA

Liamara Scortegagna, Ana Laura Comassetto

Resumo


Este trabalho apresenta uma pesquisa em desenvolvimento através do Programa de Extensão Universitária “e-TEIA: Tecnologias de informação e comunicação na Educação: Inovação na sala de Aula” da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O programa é desenvolvido por alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Computação (LiCOMP) na modalidade de Educação a Distância (EAD) nos polos de apoio presenciais/cidades origens destes, acompanhados por uma equipe de professores da UFJF. O trabalho tem o objetivo de ampliar a formação dos alunos do curso, inserindo-os no cotidiano das escolas da rede pública com o intuito de capacitar e informar os professores no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na sala de aula, bem como melhorar a formação dos alunos do curso, através de uma proposta integrada de ensino, pesquisa e extensão e ainda, aproximar os alunos da modalidade EAD com a UFJF, promovendo a construção de um processo de identidade e pertencimento e, a UFJF com a comunidade.  Os resultados preliminares apresentados, constituem-se da execução de três das seis fases do programa de extensão e-TEIA e, nos mostram que a utilização das TICs na sala de aula, nas escolas pesquisadas, ainda é precária, porém os professores tem consciência de que as tecnologias facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, é possível concluir que é necessária qualificação e formação continuada e permanente sobre o uso das tecnologias no processo educacional, munindo os professores pesquisados de conhecimentos técnicos e pedagógicos oferecendo a estes, condições para entenderem como integrar o uso das TICs em suas práticas em sala de aula. Destacamos que, o diferencial da referida pesquisa em relação as outras encontradas em eventos e periódicos, quando o tema é TICs na educação, está centrada na participação de alunos de curso EAD através de um programa de extensão universitária.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.