AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

FRANCISCA BERTILIA CHAVES COSTA, WALLACE KALLIANNDRY SERAFIM FERREIRA DE SOUZA, LILIA BRAGA MAIA

Resumo


A inserção da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em atividades educacionais de ensino reflete em novas formas de aprender e de ensinar. Objetivou-se averiguar se as tecnologias de informação e comunicação estavam sendo utilizadas nos processos de ensino e aprendizagem pelos professores de educação física do ensino médio. Pesquisa bibliográfica mediante a revisão da literatura disponível nas áreas de educação física e educação. Iniciou-se a revisão descrevendo a trajetória da educação física no âmbito brasileiro e suas abordagens pedagógicas. Em seguida, a disciplina educação física no ensino médio e, por último, discutiu-se o uso da TIC na educação e mais especificamente na educação física, e os saberes que se fazem necessário para o professor atuar frente a TIC. Constatou-se que o uso de tecnologias já consta da realidade do espaço escolar e que os professores de educação física já a utilizavam, empregando o computador e outros meios tecnológicos para realizar diversas tarefas. Entretanto, ainda não contextualizavam nas aulas práticas as novas tecnologias. Por intermédio da revisão literária, identificou-se que os recursos tecnológicos podem e devem ser utilizados pelo professor de educação física em suas aulas. Ressalta-se a importância de formação continuada dos professores para que possam apreender, assimilar e apropriar-se de novas tecnologias para que, assim, essas possam ser aplicadas em sala de aula na perspectiva da integração com os conteúdos escolares.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.