EaD e formação de professores: uma perspectiva para a implementação da modalidade

Ana Paula Correa Bovo, Fernanda Jesus Costa, Andréa Lourdes Ribeiro, Lilian Sípoli Canete

Resumo


O texto discute o papel da EaD na formação de professores com o intuito de mostrar resultados iniciais de pesquisa que está sendo desenvolvida numa instituição pública voltada para a formação docente. Destacam-se aspectos globais sobre a relação entre metodologia e formação docente de modo a frisar a importância da modalidade para a formação de professores na atualidade e aspectos locais ligados à implementação da educação a distância na instituição em questão; os quais são analisados sob a ótica dos desafios contemporâneos da educação. Assim, a pesquisa, no estágio relatado neste texto, teve por objetivo verificar a visão das coordenações de cursos de licenciatura sobre EaD e sobre os impactos da implementação desta modalidade na referida instituição. A escolha de entrevistar primeiramente os coordenadores se deu pela necessidadede compreender as representações dos atores do processo, já que a falta desse conhecimento impede que se faça a relação entre o geral e o particular, o que é fundamental para que os atores envolvidos de fato participem do processo de implementação ou institucionalização da modalidade em questão.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.