GRUPO DE DISCUSSÃO VIRTUAL: UMA POSSIBILIDADE DE CONSTITUIÇÃO DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES POLIVALENTES QUE ATUAM EM UMA GRADUAÇÃO EM MÚSICA NA MODALIDADE EAD

Celso Augusto dos Santos Gomes, Wanderson Gomes de Souza, Simone Simone de Paula Teodoro Moreira

Resumo


Neste artigo almejamos mostrar o grupo de discussão virtual como uma possibilidade de constituição de conhecimentos docentes em trabalho. Os sujeitos desta pesquisa são professores que atuam em uma graduação em música na modalidade EaD. Um curso em que a atuação docente se mostra calcada na polivalência docente, ou seja, em um contexto em que o professor se mostra altamente demandado em seu afazeres, já que tem que produzir materiais, vídeos, operar e alimentar as ferramentas presentes no AVA com atividades e outros objetos de ensino e aprendizagem de forma autônoma e quase sempre artesanal. Isso quer dizer que o fazer docente dos sujeitos desta pesquisa é muito menos particionado e muito mais artesanal, se  o confrontarmos com os modelos de EaD baseados na condição de polidocência e que se destinam à formação em massa de estudantes. Assim, no contexto em que os professores aqui pesquisados trabalham, observamos que, por não haver a colaboração com outros profissionais técnicos, não há a fragmentação sofrida pelo trabalho docente que observamos na maioria dos cursos de EaD desenvolvidos na atualidade. Tendo em vista que a maioria dos educadores atuantes em cursos nessa modalidade têm desenvolvido seus saberes no próprio cotidiano do trabalho, presumimos que aprendizagens docentes podem ser constituídas com a discussão virtual em webconferência. Uma possível solução para o não empobrecimento profissional do teletrabalhador que, na EaD, tende a acontecer pelo frequentemente isolamento entre docentes que atuam em um mesmo curso. Portanto, conjecturamos ser, o grupo de discussão virtual, uma possível ferramenta para a reflexão crítica docente com seus pares a partir do conhecimento que o professor constitui com sua experiência na EaD.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.