A PRÁTICA DOCENTE E O USO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS ARTICULADOS AO TRABALHO COM OS CONTEÚDOS CURRICULARES: pontos e contrapontos

Thaís Cristina Rodrigues Tezani

Resumo


Como os recursos educacionais abertos são utilizados na prática docente? Há articulação com os conteúdos curriculares? Qual a contribuição para aprendizagem dos alunos? Essas e outras questões emergiram e fomentaram a presente investigação que surgiu diante de um projeto que envolve ensino, pesquisa e extensão vinculado ao Programa Núcleos de Ensino (UNESP), realizado em 2015 e 2016. Seu objetivo é trabalhar os conteúdos curriculares por meio de recursos educacionais abertos com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública estadual de uma cidade de porte médio do interior do Estado de São Paulo. Assim, levantamos dados sobre a articulação das tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem, proporcionando discussões sobre as questões curriculares e a articulação com o universo das tecnologias. Foram, etapas do trabalho: 1) revisão da literatura sobre nativos digitais, recursos educacionais abertos, currículo oficial para os anos iniciais do ensino fundamental da rede estadual paulista de educação; 2) organização das atividades a serem desenvolvidas; 3) realização das atividades; 4) descrição e categorização dos dados; 5) análise e interpretação dos resultados de modo a proporcionar reflexão sobre a prática docente. As ações desenvolvidas proporcionaram inúmeros dados: há necessidade de se repensar a prática pedagógica do docente por meio do uso dos recursos educacionais abertos e assim contribuir para proporcionar novas formas de aprendizagem dos alunos.

 


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