SALA DE AULA HÍBRIDA: UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA RENOVADA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA UFAL

Vera Lucia Pontes dos Santos, Thereza Cristine Santos Costa, Cleide jane de Sá Araújo Costa

Resumo


As tecnologias digitais da informação e comunicação têm possibilitado inovações na educação e essas mudanças têm refletido nos processos formativos de professores da educação superior. Nesse sentido, um cenário emergente utilizado nessa formação continuada é a sala de aula híbrida, que permite a (re)construção de saberes e fazeres docentes sob duas perspectivas de interação: face a face e online. Mas será que a sala de aula híbrida pode contribuir para a renovação pedagógica de professores em processo de formação continuada? Na busca por essa resposta, partimos da abordagem qualitativa, por meio da observação participante do curso híbrido Docência Universitária: do Planejamento à Avaliação, do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior, dirigido a professores de múltiplas áreas de conhecimento da Universidade Federal de Alagoas. A investigação foi construída sob o viés da articulação entre a análise dos dados produzidos a partir da sala de aula híbrida do curso de formação continuada e os aportes teóricos de (RAMOS, 2010; MASETTO, 2012; FILATRO, 2008; VALENTE, 2014; VEIGA, 2010; PIMENTA e ANASTASIOU, 2010) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Os professores em formação continuada experienciaram recursos potenciais do ambiente virtual de ensino e aprendizagem do curso, como: chats, fóruns, tarefas e wikis, os quais pedagogicamente resultaram em reflexão, autoavaliação, diálogo, interação, colaboração, pesquisa, criticidade e aplicação voltados para o ensino e aprendizagem na educação superior. As interações intercaladas, ora face a face, ora online, contribuíram para flexibilizar os estudos, elucidar dúvidas de forma mais pontual e personalizada, potencializar a autonomia na solução das propostas, promover a autoria e a coautoria e valorizar a docência como atividade pedagógica da/na educação superior. Os resultados estão evidenciados neste estudo e confirmaram que as vivências e construções didáticas na sala de aula híbrida corroboram para potencializar o processo de renovação da prática pedagógica de professores da educação superior em processos de formação continuada.


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