FORMAÇÃO DE TUTORES EM EAD : POLÍTICAS E PROCESSOS

Desiré Luciane Dominschek Dominschek, ADEMIR ENGELMANN, PATRÍCIA CARLA FERREIRA, TABATHA CASTRO ALVES, LUCIANA MACEDO SILVA

Resumo


A partir da LBD 9394/96, em seu art. 80, o ensino a distância foi oficializado no sistema de ensino nacional. A regulamentação atual desta atividade é dada pelo Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005.  Tal movimento legal permitiu um aumento significativo de vagas no ensino superior, principalmente no setor privado, mas também no setor público, o que demandou a revisão dos modelos pedagógicos, visando à adoção de ferramentas tecnológicas e a incorporação de novos atores/funções no cenário educacional. A partir do final dos anos 90 do século XX, os avanços tecnológicos desenvolvidos para informação e comunicação, principalmente a internet, foram reaproveitadas entre outros, para os processos educativos. Como, em princípio, estas tecnologias não foram concebidas como recurso educacional, sua apropriação neste campo, demanda estudos e pesquisas que apontem suas potencialidades e limitações. Tal fato se justifica, sobretudo, pelo exponencial aumento de pessoas que passaram a fazer uso desta modalidade de ensino, a partir da crescente oferta de graduações e pós-graduações em EAD. Embora pautado nos princípios de autonomia e flexibilidade, para que processo educativo a distância se concretize é necessário que, além da dimensão instrumental, a mediação pedagógica se estabeleça, de várias maneiras. 

 

PALAVRAS-CHAVE:

Tutoria. Formação de Professores. Aprendizagem. Políticas Educacionais.

 

 


 


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