USO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DO CANAL MINAS SAÚDE

Lizziane d' Ávila Pereira, Roseni Rosângela de Sena

Resumo


Este trabalho busca relatar a percepção dos profissionais que atuam na atenção primária à saúde sobre o uso da educação a distância na qualificação profissional, a partir dos cursos realizados pelo Canal Minas Saúde. O Canal Minas Saúde consiste numa estratégia implantada pelo Governo de Minas Gerais para desenvolver atividades de informação, comunicação e educação, em especial, o Programa de Educação Permanente a Distância. Configura-se como uma rede estratégica multimídia (tecnologia televisiva associada às tecnologias de informática e rádio) e promove a implementação de estratégias educacionais, cobertura de eventos e solenidades administrativos, além de funcionar como veículo de informação. No que tange às estratégias educacionais, desenvolve vários cursos de capacitação/extensão, direcionados a gestores e profissionais da saúde, buscando avançar na qualificação dos profissionais e na melhoria dos serviços prestados à população no âmbito da saúde. Trata-se de estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em três municípios mineiros com mais de 300.000 habitantes, localizados nas regiões ampliadas de saúde Norte, Sudeste e Triângulo do Norte, derivado de uma dissertação de mestrado em enfermagem, que teve como objetivo analisar a percepção dos profissionais de saúde e gestores municipais que atuam na atenção primária sobre a contribuição dos cursos realizados pelo Canal Minas Saúde no seu processo de trabalho. Os participantes foram 38 profissionais que atuam nas equipes de atenção primária dos municípios-cenário do estudo. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados pela técnica Análise de Conteúdo Temática. Em todas as etapas do estudo foi considerada a Resolução nº 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde. A análise dos dados evidencia que a educação a distância, modalidade de oferta dos cursos, é um aspecto fundamental no interesse dos trabalhadores pela qualificação profissional, especialmente pela flexibilidade de horários e possibilidade de conciliação dos estudos com o trabalho e vida social.

Palavras-chave: Educação a distância. Atenção primária. Políticas Públicas.


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