O ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA CORROBORANDO COM A FORMAÇÃO DOCENTE DOS ESTUDANTES SURDOS NO CURSO LETRAS LIBRAS NO MS

Rosana de Fátima Janes Constâncio

Resumo


Resumo:

O presente artigo relata êxitos, perspectivas e desafios vivenciados no ensino superior em curso a distância oportunizando a divulgação do trabalho realizado no curso de Licenciatura em Letras Libras com o apoio da informática para formação de profissionais qualificados para o ensino da LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais na UFGD Universidade Federal da Grande Dourados. Apresenta o uso do computador como elemento e recurso indispensável para o desenvolvimento desta licenciatura que contempla o acesso de estudantes surdos e ouvintes, onde há a visualização de vídeo-aulas, a mediação com intérpretes de língua de sinais nos momentos de aulas assíncronas como web conferências e chats, o acesso a manuário (dicionário de sinais), fóruns e realização das atividades avaliativas. Também entender a análise do discurso que envolve estas línguas de modalidades tão distintas em um universo fronteiriço que envolve não somente a língua, mas culturas, saberes, conhecimentos e especificidades peculiares a todo processo educacional no ensino superior. Para construir os embasamentos teóricos específicos da área contribuíram para os estudos as teorias de na área da surdez Goldfeld (1997), Perlin (2006), Martins (2006), Sá (2002), bem como os estudos e pesquisas na área da educação fundamentados por Mugnol (2009), Tardif e Lessard (2011) e Benjamin (2012). As reflexões nos permitem compreender a importância dos recursos tecnológicos oportunizados no século XXI que possam garantir o acesso e acessibilidade na formação, uso e disseminação de uma cultura bilíngue e bicultural que contemple a todos em sua singularidade linguística, que é a Libras Língua Brasileira de Sinais.

Palavras-chave: acadêmicos surdos, licenciatura, ensino a distância


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