A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO APRESENTADOS POR GESTORES DE SAÚDE DURANTE A PARTICIPAÇÃO DE UM CURSO À DISTÂNCIA

NÍVEA CARLA TAVARES BARBOSA, RAFAELA OLIVEIRA CARVALHO DA SILVA, BENEDITO CARLOS CORDEIRO, MARIA LELITA XAVIER

Resumo


Analisar os projetos de intervenção apresentados em um curso à distância para gestores do Sistema Único de Saúde, como forma de gerar dados para a Educação Permanente em Saúde; discutir novas formas de melhorias para a gestão, considerando os problemas identificados pelos gestores e obter informações que ofereçam subsídios para criar uma política de educação permanente mais atrativa para os gestores e com melhores resultados para o Sistema Único de Saúde. Método: estudo exploratório descritivo, tipo observacional transversal, a partir de análise documental com abordagem quantitativa. Os participantes foram gestores de saúde que ocupam cargo de gestão nos municípios e nos estados brasileiros, com enfoque no Rio de Janeiro/RJ. Através dos resultados desta análise pode-se observar que os projetos de intervenção em sua maioria foram relacionados ao nível de atenção primário, estando direcionados às unidades básicas de saúde. Neste sentido, a problematização apresenta-se como dispositivo de atualização e de comunicação entre as práticas dos profissionais de saúde e as práticas de gestão, de forma a permitir à reflexão da equipe sobre seu papel na produção do cuidado em saúde da população.

Palavras-chave: Educação em Saúde; Sistema único de Saúde; Educação à Distância.

 


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