Projeto Terra de Luzia: Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais como aliada da Geografia

Paulo Henrique Barbosa Silva, Cláudio Marinho

Resumo


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O artigo retrata a construção de um projeto interdisciplinar chamado Terra de Luzia, constituído pelos/as professores/as dos sétimos anos do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de Matozinhos em Minas Gerais, com vistas à educação patrimonial local. Ao docente da disciplina de Geografia coube propor aos/as alunos/as que desenvolvessem trabalhos escritos e maquetes que reproduzissem a estação ferroviária da cidade de Matozinhos. Os objetivos resumem-se em proporcionar hábitos de pesquisa, trabalhos em equipes, utilizar ferramentas tecnológicas, como smartphones, tablets e computadores de forma responsável e produzir maquetes pelos/as discentes. Para tal empreendimento, os/as estudantes realizaram uma visita à estação ferroviária e adjacências, além de realizarem registros e tirarem fotografias. A metodologia utilizada baseou-se na teoria socioconstrutivista e em pesquisas qualitativas, descritivas e uso de questionários. De forma espontânea neste trabalho, os/as alunos/as se valeram de uma nova metodologia de ensino-aprendizagem chamada de Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais para a constituição de suas maquetes. Os resultados percebidos da ação discente foram traduzidos em uma avaliação diagnóstica, a qual o docente pôde confirmar que os/as estudantes souberam pesquisar os temas solicitados e utilizar de forma dinâmica e colaborativa as novas tecnologias, como os jogos digitais.

Palavras-chave: Educação patrimonial, maquetes, Minecraft.

Abstract

The article depicts the construction of an interdisciplinary project called Land Luzia, consisting of / the teachers / those of the 7th year of primary education in a state school in the city of Matozinhos in Minas Gerais, with a view to the local heritage education. The teaching of geography discipline fit to propose to / the students / those that develop written works and models that reproduce the railway station of Matozinhos. The objectives are summarized to provide research habits, work in teams, using technological tools such as smartphones, tablets and responsibly computers and produce models by / the students. For this project, the / the students made a visit to the railway station and surrounding areas, in addition to performing records and take pictures. The methodology used was based on the social constructivist theory and qualitative research, descriptive and use of questionnaires. Spontaneously this work, / the students / the made use of a new teaching and learning methodology called Digital Games Based Learning for the constitution of their models. The perceived results of the student action were translated into a diagnostic evaluation, which the teacher was able to confirm that the / the students knew how to search for requested themes and use of dynamic and collaborative way new technologies such as digital games.


Keywords : Equity in Education , models , Minecraft


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