Análise do projeto Hora do Enem para a aprendizagem de biologia

Patrícia Ferreira Fernandes da Cruz

Resumo


O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) substituiu o vestibular e atualmente constitui a maior forma de ingresso ao ensino superior. O projeto Hora do Enem é uma plataforma de estudos on-line, criada pelo governo para a democratização do acesso á preparação de participantes do ENEM. Este trabalho tem por objetivo analisar criticamente os conteúdos de biologia do Hora do Enem. Para tanto, efetuou-se uma análise teórico-reflexiva sobre os temas da disciplina e da interface da plataforma de estudos. Verificou-se que o projeto apresenta uma multiplicidade de estratégias educativas como vídeo-aulas, textos e exercícios para avaliação da aprendizagem. As vídeo-aulas apresentam diferentes mídias como esquemas e animações, o que pode enriquecer e facilitar os processos de ensino-aprendizagem. A interface da plataforma é autoexplicativa, com os conteúdos organizados em um plano de estudos, e os temas são classificados como começar, continuar e revisar para facilitar a organização dos estudos. Os conteúdos de biologia são contextualizados com a realidade socioeconômica atual e trazem problematizações socioambientais importantes como a degradação ambiental e a perda da biodiversidade, por exemplo. Apesar de o Hora do Enem contribuir para a aprendizagem de biologia e outras disciplinas, é necessário enfatizar que o acesso às tecnologias e a internet não é equânime em nossa sociedade. Por isso torna-se importante o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a democratização do acesso a internet, principalmente para famílias de baixa renda.


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