ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES PERTINENTES A MODALIDADE DO CURSO NO INTERIOR

José Washington Vieira Silva, Eliane Da Silva Nicácio, Wesly James Floriano Melo, Ivan Ferreira Cavalcante, Maria José Almeida de Souza

Resumo


O presente trabalho aborda a relevância da Educação a Distância (EaD) para o contexto atual, uma possibilidade de participação de todos os interessados na formação profissional e da cultura, que por muitas razões, não podiam estar presentes em um local de ensino. Assim, com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico houve avanços tanto na sociedade e como no ambiente educacional. Neste contexto, o ensino de Língua Espanhola tem conquistado seu espaço na Educação, no Brasil e no mundo. Percebendo a importância da língua espanhola aos poucos a Educação brasileira tem inserido o espanhol na grade curricular, mesmo que incipiente. Em Palmeira dos Índios-Alagoas, um grupo de estudantes EaD do curso de Letras/Espanhol da UFAL, têm demonstrado atitude positiva utilizando recursos tecnológicos e estratégias de estudo diferenciado, apesar de dificuldades pertinentes a modalidade e a realidade deles. Propõem, um trabalho colaborativo focando na pesquisa-ação objetivando o ensino/aprendizagem da língua em estudo, conciliando o espaço e tempo. Com um olhar mais apurado, a partir de trabalhos realizados em sala de aula, amadureceram as ideias, repaginaram tais trabalhos os transformando em trabalhos acadêmicos científicos mais elaborados, os quais foram apresentados e publicados nos Anais em Congresso em 2015. O artigo apresenta quatro tópicos. (1) A educação a distância EAD. (2) O ensino de língua espanhola modalidade EaD no Brasil. (3) O perfil dos estudantes do curso de Letras Espanhol EAD de Palmeira dos Índios, Alagoas. Destacando a LDB 9394/96 e a Lei 11. 161/2005 e alguns autores: MORAN (1997), RODRIGUES (2012), MARTÍNEZ-CACHERO (2009).


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.