JOGOS – UMA NOVA FORMA DE APRENDER E ENSINAR DENTRO DA EDUCAÇÃO – UFG/GO

OSVALDO JOSÉ DE JESUS SILVA, SUZANE TELES BRAGA

Resumo


Huizinga (2012) mostra que as grandes atividades arquétipos da sociedade humana são, desde o início, marcadas pelos jogos. A aproximação entre a educação e o universo interativo dos jogos se configura como prática de experimentação, representação da realidade e expressão de ideias produzindo novas possibilidades de viver e aprender, expandindo a capacidade do aluno quanto à resolução de problemas que circulam em um determinado tempo e espaço. Os jogos nos ensinam, nos inspiram e nos envolvem de uma forma que a realidade não consegue fazer, (MCGONIGAL, 2012).  Ao se analisar o jogo como elemento cultural, verifica-se a sua função social na qual se transmite um objetivo e um significado, assumindo sua função pedagógica e tornando o estudo mais atraente. Os alunos do curso de Especialização em Inovação em Mídias Interativas da Universidade Federal de Goiás produziram um jogo aliado ao aprendizado baseado em problemas (Problem-Based Learning – PBL) onde desenvolveram-se habilidades de trabalho em grupo e estimulou o estudo individual de acordo com o interesse e o ritmo de estudo de cada estudante, fato que poderá ser verificado ao longo deste trabalho. O objetivo deste artigo é mostrar apresentar esta experiência prática do uso de um jogo em um curso de especialização, e a partir disso discutir as possibilidades do uso de jogos para a educação.


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