PERFIL DO ALUNO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO EM EAD: ESTUDO DE CASO

LUANA AYALA

Resumo


A sociedade atual está cada vez mais tecnológica e digital, diante desse novo cenário, a escola, uma das principais propiciadoras de conhecimento está sendo compelida a se adaptar a essa nova realidade, e, consequentemente os professores. Apesar de iniciativas de formação inicial e continuada de preparar os docentes para lidarem com os recursos tecnológicos, não tem sido possível vislumbrar grandes avanços. Assim, novos cursos vêm sendo pensados de modo a suprir a carência do uso significativo das tecnologias na escola.  O curso Licenciatura em computação visa contribuir para o uso significativo das TIC no âmbito educacional ao apresentar como um de seus objetivos a promoção do uso destas tecnologias nas escolas de educação básica de forma que propicie aos estudantes uma base computacional necessária para o desenvolvimento pessoal, social e econômico. E, por conseguinte, atenda às demandas da educação e do país. No Estado de Mato Grosso do Sul, o curso tem sido ofertado desde 2012 pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na modalidade de Educação a distância (EAD) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Nesse sentido partiu-se deste lócus para investigar o campo de atuação do Licenciado em computação e o perfil do egresso. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, a metodologia utilizada configura-se como pesquisa documental tendo como objeto de análise o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso. Propôs-se ainda ter como base de análise, o currículo de referência para os cursos de licenciatura em computação desenvolvidos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em 2002. Ao fim do estudo foi possível verificar que o curso Licenciatura em Computação da UFGD EAD apresenta objetivos promissores, contudo suas reais contribuições e, principalmente o campo de atuação desse profissional na escola ainda carecem de maiores delimitações.


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