FORMAÇÃO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS: UM OLHAR SOBRE OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Aline Lima Torres, Heraldo Simões Ferreira

Resumo


O estudo tem como objetivo verificar a relação estabelecida pelos participantes com as Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs no percurso da formação inicial, no que tange ao uso pedagógico das mesmas na Educação Física escolar. Os achados são parte integrante da dissertação de Mestrado intitulada Tecnologias da Informação e Comunicação na formação e atuação do professor de Educação Física (TORRES, 2015). O estudo de caráter qualitativo, exploratório, descritivo e transversal, utilizou-se de questionários semiestruturados aplicados a 22 professores de Educação Física das escolas públicas municipais de Fortaleza e, posteriormente, buscando aprofundar alguns questionamentos, uma entrevista com 6 deles. As questões objetivas foram analisadas através de estatística descritiva simples e, as questões subjetivas e entrevistas foram interpretadas por meio da análise temática de Minayo (2008). A maioria dos professores afirmou ter tido contato com as TICs na sua formação inicial, no entanto, poucos foram os que vivenciaram, seja através de disciplinas específicas ou em discussões com os professores, o caráter educacional das tecnologias para sua prática profissional, observação possível a partir das entrevistas. Tais resultados alertam para um melhor desenvolvimento da temática na formação inicial desses professores, procurando afastar-se de uma ideia de “tecnologização” do ensino e pautar-se no uso das TICs de modo a favorecer o aprendizado do aluno.

Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Física, Formação Inicial.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.