ESTRATÉGIA DE PLANEJAMENTO PREVIO PARA PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Gláucia Maria Cavasin, Cristiane Lopes Simão Lemos, Clever Gomes Cardoso, João Paulo Silva Spindola, Gisleine Fernanda França

Resumo


Uma das grandes dificuldades dos Cursos na Modalidade a Distância é o planejamento das disciplinas junto aos professores formadores e o gerenciamento de todo grupo. Com o objetivo de superar estas dificuldades foram desenvolvidas cinco etapas procedimentais. A primeira etapa compreende a análise do perfil dos professores formadores interessados através de questionário, ficha de inscrição e curriculum submetidos on-line. São selecionados pelo colegiado de curso candidatos com perfil condizente ao curso. Na segunda etapa (encontro presencial) os professores formadores das futuras disciplinas são orientados sobre a plataforma Moodle através de um minicurso de capacitação junto ao Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar) da Universidade Federal De Goiás (UFG). Neste período os candidatos conhecem o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e são orientados sobre ferramentas do Moodle. A terceira etapa consiste em reunião presencial com orientações sobre atividades a serem desenvolvidas previamente ao início e também durante o curso, sejam no Moodle, nos pólos ou na sede. Também ocorrem explicações e discussões a respeito do modelo de plano de curso, das semanas modulares e da atividade que deverá ser desenvolvida como prática integradora. Ainda na terceira etapa é feita leitura do termo de compromisso, onde informamos que o recebimento das bolsas está vinculado ao cumprimento das atividades. Na quarta etapa ocorre a entrega física e postagem virtual de todo material solicitado. Na quinta etapa é feito o gerenciamento e acompanhamento da disciplina através do cronograma de atividades. Nos encontros semanais em Goiânia/UFG, o cronograma é consultado para verificação do cumprimento das tarefas designadas a cada um dos componentes do grupo. Assim, quando falhas ocorrem sabemos exatamente quais são, de onde surgiram e como saná-las. O planejamento e execução das etapas descritas aumentou a produtividade das reuniões, do colegiado de curso e das disciplinas.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.