ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTUDANTE DA MODALIDADE A DISTÂNCIA

LÍLIAN CRISTINA GOMES DE SOUZA E SILVA, Janete Márcia Morais Oliveira Moura, José de Lima Albuquerque, Rodolfo Araújo de Moraes Filho

Resumo


A maioria dos cursos ou treinamentos conta com material didático de apoio para reforçar os ensinamentos teóricos repassados pelo professor/instrutor ao estudante. Para a elaboração dos materiais didáticos de um curso ou disciplina, muitas variáveis precisam ser observadas para que este seja de qualidade e consiga ter bons resultados para a construção do conhecimento dos alunos que irão utilizá-los. Para isso, é necessário observar o que se deseja ensinar, os conhecimentos prévios dos alunos, uma boa infraestrutura e uma equipe multidisciplinar preparada para a criação e atualização destas ferramentas. O objetivo deste trabalho é apresentar os diversos tipos de materiais didáticos e as formas de elaboração e utilização, bem como a adequação dos mesmos para a modalidade a distância, que deve ser diferente do material preparado para o ensino presencial, pois precisa ser mais dialógico, em virtude das características da modalidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, por meio da qual se abordou conceitos considerados importantes para a análise e compreensão das informações obtidas tais como, teoria de conhecimento, princípios para a correta elaboração de materiais didáticos em EaD, a evolução desses materiais na educação a distância e os recursos didáticos específicos para este tipo de ensino, como as videoaulas, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a equipe necessária para sua elaboração. O principal resultado obtido foi o de se poder dispor com o estudo, de um conjunto de princípios permitindo uma avaliação mais aprofundada sobre o que se deve considerar à luz da teoria para se desenvolver materiais de qualidade para a modalidade de ensino a distância.

Palavras-chave: Material didático, educação a distância, construção do conhecimento.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.