A RELAÇÃO ENTRE PRESENÇA E VIRTUALIDADE NA EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA

marcos jorge, Eva Aparecida Gois Caio, Camila Akemi Abe

Resumo


O presente trabalho, caracterizado como um estudo teórico de bases documentais bibliográficas, tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as relações entre qualidade da educação a distância e a presencialidade. Inicialmente, faz uma análise da discussão sobre a recepção e o debate em torno da Educação a Distância no Brasil tomando como marco inicial a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – (Lei nº 9394/96) que institucionalizou a EaD no sistema educacional brasileiro e o Decreto 5622/05 que alterou o artigo 80 da LDB e legisla atualmente sobre a EaD no país. Depois, apresenta os argumentos a favor e contra o conceito de presencialidade e sua relação com a qualidade do ensino, argumentando que há uma contradição na exigência de atividades presenciais para um ensino que caracteriza, desde suas origens no século XIX, nos países desenvolvidos, principalmente por ser a distância.

 


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