Material Didático Impresso Utilizado em Curso de Graduação, Modalidade à Distância: Uma Análise Segundo as Concepções do Design Instrucional.

Elaine Izabel da Silva Cruz, Aline Helena da Silva Cruz, Rodrigo da Silva Santos, Angela Adamski da Silva Reis, Raimundo José Macário Costa

Resumo


Este trabalho visa analisar, segundo as concepções do design instrucional, o material didático impresso utilizado no curso de graduação à distância de Educação Física da Universidade de Brasília, propondo melhorias no material didático ou confirmando a alta qualidade do mesmo. Os materiais didáticos impressos são igualmente importantes aos materiais virtuais no processo de ensino-aprendizagem a distância e mostram que mesmo com a evolução da tecnologia eles não perderam sua relevância. O desafio constitui em produzir um material que, mesmo impresso, seja interativo, dialógico e de qualidade; que apresente concepções pedagógicas que proporcionem uma integração entre teoria e prática por parte do aluno. O material didático de um curso à distância, seja na sua forma ou no seu conteúdo, deve ser produzido de acordo com os princípios epistemológicos, metodológicos e políticos explicitados no projeto pedagógico do curso, de forma que a interlocução entre estudante e professor seja facilitada. Dezesseis capítulos selecionados foram analisados de acordo com o perfil do professor conteudista, tipo de linguagem escrita e presença dos elementos fundamentais para o êxito dos processos de ensino e aprendizagem, uso de elementos visuais e presença de características relacionadas às atividades autênticas. O material analisado foi obtido através de uma biblioteca digital desenvolvida em software livre (Portal Domínio Público), disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaObraForm.do. O perfil profissional dos autores de cada capítulo foi verificado no próprio material impresso e na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), disponível em www.cnpq.br. O material analisado apresenta características importantes do design instrucional, com capítulos de qualidade e o comprometimento com o aprendizado dos estudantes. Embora não sejam perfeitos, as falhas identificadas podem ser facilmente corrigidas no decorrer do curso com a atuação dos tutores e demais professores.

Palavras-chave: material didático impresso, educação a distância, design instrucional na educação a distância.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.