USO DO FREEMIND NA ELABORAÇÃO DE MAPAS MENTAIS E OU CONCEITUAIS COMO RECURSO DE METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - APLICABILIDADE NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DO MÍDIAS\UESB.

Josenir Hayne Gomes

Resumo


Estudos desenvolvidos apontam que o Brasil precisa melhorar as competências dos professores no uso das tecnologias da informação e comunicação  (TICs), pois, a forma como o sistema educacional incorpora estas tecnologias interferem diretamente na exclusão e/ou inclusão digital. As tecnologias estão transformando o papel dos professores na sala de aula e estes, por sua vez precisam estar capacitados  para tal. Este artigo promove uma discussão sobre a importância na formação dos professores de utilizar recursos midiáticos que através das TICs, representam aspectos motivacionais e  para tanto, utilizou-se o instrumento freemind numa proposta colaborativa de aprendizagem significativa, promovendo a interatividade entre os pares no curso de especialização do Mídias;  com propósito de mediar algumas atividades promovidas no referido curso, especificamente em um dos fóruns de discussão. E  para que estes instrumentos possam incorporar o uso dos recursos midiáticos  na  prática educativa, foram utilizados referências bibliográficas para suporte teórico e a amostragem  exemplificada  realizou-se através  do curso Mídias da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia). O estudo objetivou discutir a importância do uso do freemind na formação do professor, realizando uma pesquisa exploratória sobre estas  ferramentas gratuitas (no caso o freemind)  que podem ser utilizadas com  propósito educativo aos envolvidos.

 


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