FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFICULDADES INICIAIS EM UM PROGRAMA ONLINE DE FORMAÇÃO DE MENTORES.

Fabiana Vigo Azevedo Borges, Paula Grizzo Gobato, Débora Cristina Massetto, Aline Maria Medeiros Reali

Resumo


Este artigo procura apresentar as dificuldades dos professores experientes em relação ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e em relação à organização temporal para realização das atividades. Para isso considera a iniciativa de formação continuada denominada Programa de Formação Online de Mentores, que possui como principal objetivo a formação de professores experientes em  futuros mentores, visando o acompanhamento e orientação de professores em início de carreira. O referido programa foi construído para desenvolvimento na modalidade de Educação a Distância (EaD) considerando os benefícios em relação aos processos de ensino-aprendizagem da docência, tais como: flexibilidade de horários; quebra das barreiras espaciais e físicas; acesso a um grande conjunto de mídias audiovisuais; novos tipos de relações estabelecidas entre o estudante e o aprendizado; as interações via ambiente virtual de aprendizagem, entre outros. Os objetivos deste estudo são apontar e compreender as dificuldades que um grupo de professores experientes apresentam a partir do contato com a modalidade de EaD, bem como, analisar  as formas de superação das dificuldades. Para isso, utilizou-se a abordagem qualitativa, desenvolvendo um estudo com características interpretativas considerando, como fonte de dados, uma das atividades desenvolvidas no programa pelos participantes. O referencial teórico está pautado em autores que exploram as possibilidades da formação docente via EaD e o trabalho de mentoria para o apoio de professores em início de carreira. Entre os resultados observados, destaca-se a importância do tutor virtual e dos tutoriais explicativos para a superação das dificuldades em relação ao AVA e em relação à organização temporal.

Palavras-chave: Dificuldades na EaD, Formação Online, Formação de Professores; Mentoria;


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.