PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTUDO DE CASO DA METODOLOGIA DA FEIRA DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO

Herbert Gomes da Silva, Ana Joaquina Simoes Sallares de Mattos Carvalho, Carolina dos Santos Batista Murauskas

Resumo


A Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP) é uma ação pedagógica desenvolvida por meio de ferramentas tecnológicas EAD pela Secretaria do Estado da Educação de São Paulo (SEESP). Ela tem como objetivo estimular e promover a formação dos estudantes da rede estadual de ensino, no âmbito das Ciências da Natureza, inserindo-os no contexto da Pré-Iniciação Científica. Sendo assim, pretendemos nesse trabalho descrever e analisar esse programa de pré-iniciação científica. Especificamente, este artigo tem como objetivos explicitar a metodologia utilizada para o desenvolvimento da pré-iniciação, identificando experiências exitosas e os percalços encontrados em ações que envolva toda a rede de ensino público do Estado de São Paulo. Para isso, utilizaremos dados coletados durante a realização da terceira edição (realizada em 2015-2016), que foram tratados e analisados sob a luz do Currículo Oficial do Estado de São Paulo e de referenciais que abordam a metodologia científica e o ensino por investigação. A FeCEESP apresenta resultados exitosos na formação dos estudantes de pré-iniciação da rede estadual de São Paulo, formando alunos que representam toda a rede de ensino do Estado, abrangendo diferentes modalidade de ensino e tipos de escola.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.