O Uso de Multimeios na Difusão da Cultura de Jogos Matemáticos de Tabuleiro dentro da Escola PIOXII

Alex Shimabukuro, Giovanni dos Santos Bufalari, Vítor Hugo Novais Veloso

Resumo


O uso de Jogos Matemáticos de Tabuleiro como instrumento paradidático tem sido explorado de forma efetiva tanto para aumentar o interesse do aluno nas atividades em sala de aula como potencializador de habilidades analíticas ligadas ao raciocínio lógico dedutivo. Segundo Neto e Nuno (NETO 2013) nos “jogos abstratos” designação em que se enquadram os jogos matemáticos de tabuleiro, por trabalharem tais aspectos “faz-se matemática” embora não trabalhem a matemática de forma explícita. No projeto, possibilita-se que os jovens: conheçam, participem, estudem e pratiquem os jogos proposto, seja pela equipe de coordenação (professor e monitores) como pelos jogos propostos por eles próprios. Temos um segundo objetivo central: que os alunos envolvidos com o projeto se sintam motivados a compartilharem suas experiências vivenciadas e passem a ocupar o papel de agentes difusores da cultura dos jogos.

Tal ação enquadra-se na metodologia de Aprendizagem entre Pares (APRENDIZAGEM ENTRE PARES) em que certos conteúdos são trabalhados com um grupo seleto de jovens (no caso), para que estes atuem enquanto multiplicadores do conteúdo apreendido entre seus semelhantes.

Além da atuação direta destes alunos junto aos seus pares seja informalmente ou em oficinas aplicadas por eles na escola, o projeto pretende que sejam produtores de materiais digitais, com linguagem própria (oral, corporal e midiática) para divulgarem as experiências vivenciadas e então, potencializamos o engajamento destes alunos para que atuem como multiplicadores da cultura dos jogos de tabuleiro, exploramos o interesse autoral que apresentaram e que é uma característica marcante dos jovens contemporâneos.

As atividades são feitas na forma de oficinas além de trabalharmos sobre os jogos, compartilhamos técnicas de produção de vídeos, blogs e também de materiais manipulativos. Apresentamos neste relato os primeiros resultados deste projeto.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.