REPROVAÇÃO POR FALTAS EM CURSOS TÉCNICOS EaD DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA, CAMPUS PORTO VELHO ZONA NORTE: POSSÍVEIS CAUSAS.

Anabela Aparecida Silva Barbosa, Rafael Nink de Carvalho, Jeferson Cardoso da Silva, Adonias Soares da Silva Junior, Samuel dos Santos Junio

Resumo


O estudo visa levantar o percentual de alunos reprovados por falta no curso Técnico em Finanças na modalidade de Educação a Distância (EaD) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Porto Velho Zona Norte, por entender que esta reprovação pode levar o aluno a evadir do curso. O objetivo geral é identificar o índice de reprovação por falta no curso técnico em Finanças EaD. Os objetivos específicos: levantar o quantitativo de alunos reprovados por falta por semestre no curso; analisar a quantidade de alunos que reprovaram nas disciplinas iniciais do primeiro semestre e abandonou o curso antes de concluir o segundo semestre; verificar em qual disciplina do primeiro módulo há maior reprovação por falta; comparar o número de alunos que concluiu o curso em Polo com e sem campus. A população da pesquisa é composta por alunos do curso Técnico em Finanças, na modalidade EaD. A amostra comporta a turma 2014/1 nos seguintes polos: Ariquemes, Cacoal, Colorado, Buritis, Costa Marques e Cerejeiras. É uma pesquisa quantitativa segundo Fonseca (2002) com método científico dedutivo descrito por Lakatos e Marconi (2006). Infere-se com o estudo que os dados decorrentes da reprovação por falta e aprovação apresentam alta dispersão entre os polos. Partindo das premissas de mesma estrutura, professor, aula a análise sugere a interferência de possíveis especificidades locais.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.