LITERACIA DIGITAL DO PROFESSOR: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM

Adriana Cristina Lázaro, Thaís Cristina Rodrigues Tezani

Resumo


A linguagem digital, presente na Sociedade da Informação, requer o aprendizado de novas habilidades e competências que vão de encontro às necessidades atuais no nosso cotidiano pessoal e profissional. Este texto apresenta considerações sobre uma formação continuada realizada com 24 professores de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental numa Escola Municipal localizada em uma cidade de pequeno porte, na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo, com o intuito de trabalhar a alfabetização tecnológica e o letramento digital, atualmente melhor definidos como literacia digital do professor. A proposta englobou conceitos de tecnologias com práticas pedagógicas para viabilizar o trabalho no laboratório de informática por meio da articulação dos conteúdos curriculares desenvolvidos na sala regular com as atividades nos computadores. Essa pesquisa de abordagem qualitativa, na modalidade experimental e participante, faz parte de uma dissertação de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica na linha de Tecnologias da Informação e Comunicação da Faculdade de Ciências da UNESP, Campus de Bauru/SP e, o conteúdo do curso desenvolvido foi transformado em um e-book com sugestões para o trabalho dos professores no laboratório de informática. A formação em lócus proporcionou maior proximidade dos professores no uso do computador, quebrando resistências e favorecendo a construção de conhecimentos para a melhoria do processo ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Formação continuada de professores, tecnologias digitais da informação e comunicação, literacia digital.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.