A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PRÁTICA DA TUTORIA VIRTUAL

Priscila Menarin Cesário, Daniel Ribeiro Silva Mill

Resumo


Este artigo teve como objetivo investigar como tem sido a formação de

Este artigo teve como objetivo investigar como tem sido a formação de professores para o exercício da tutoria virtual em quatro Instituições de Ensino Superior (IES) que fazem parte do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Diante deste objetivo principal desdobraram-se os seguintes objetivos específicos: caracterizar o perfil pessoal e profissional dos tutores virtuais, assim como suas experiências profissionais e analisar a formação inicial e continuada que os tutores virtuais participantes desta investigação possuem para a prática da tutoria virtual. Os aspectos metodológicos utilizados nesta investigação foram de natureza quali-quantitativa e de abordagem descritiva e indutiva. Os instrumentos para a coleta de dados empregados nesta pesquisa foram um questionário online com questões abertas (subjetivas), fechadas (objetivas) e em escalas aplicado aos tutores virtuais dos cursos de graduação na modalidade EaD de quatro IES parceiras do sistema UAB, somando um total de 461 tutores virtuais participantes. Para complementar os dados obtidos no questionário online também foram realizadas entrevistas semiestruturadas realizadas in loco ou virtualmente com três tutores virtuais de cada uma das quatro IES participantes previamente selecionados a partir da sua disponibilidade em participar da entrevista. Além disso, foram feitas a análise documental dos editais de seleção para tutores virtuais e visitas técnicas em cada uma das quatro IES às quais os tutores virtuais participantes desta pesquisa pertencem. Os resultados obtidos nesta investigação apontam a importância da realização do curso de formação para a aprendizagem da tutoria virtual, mas também mostram que apenas este não é suficiente para a formação do tutor virtual.

Palavras-chave: formação de professores; tutoria virtual, tutor virtual; educação a distância

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.