CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO POLO DE APOIO PRESENCIAL PROFESSOR POSSIDÔNIO QUEIROZ EM OEIRAS - PIAUÍ

GEILMA CORDEIRO GALES

Resumo


Resumo:

Este trabalho apresenta as principais contribuições da Educação a Distância para a formação de professores de química no Polo de Apoio Presencial Professor Possidônio Queiroz em Oeiras – Piauí. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para a pesquisa de campo foram feitos questionários com questões abertas e fechadas a serem respondidas pelos acadêmicos do curso, pelos professores e pela coordenadora do polo com o objetivo de identificar e relatar as principais contribuições da Educação a Distância para a formação de professores de química neste Polo de Apoio Presencial. Por estar distante de grandes centros universitários que oferecem o curso de Licenciatura em Química, há na região uma carência de profissionais formados na área para atuar na educação básica. Neste contexto a Educação a Distância é a alternativa de ensino aprendizagem que está sendo utilizada para amenizar este problema. A Educação a Distância é mediada pela tecnologia, onde professores e estudantes estão separados espacial ou temporalmente. Esta modalidade de ensino é uma importante aliada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos acadêmicos e futuros professores de química bem como de toda a comunidade que será alcançada por estes. O aluno da Educação a Distância organiza seu ritmo e modo de aprender, este deve estar sempre motivado procurando caminhos novos para alcançar uma aprendizagem autônoma e significativa. A Educação a Distância transporta a centralidade do processo de ensino para o processo de aprendizagem onde o aluno é a figura central e sujeito ativo de sua própria formação.

Palavras – chave: Educação a distância; Formação de Professores, Desenvolvimento profissional.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.