FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: EM EDUCAÇÃO ESPECIAL/ENSINO COLABORATIVO: DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO SEMIPRESENCIAL

CARLA CORDEIRO MARÇAL Y GUTHIERREZ, MARA MONTEIRO DA CRUZ, PATRÍCIA BRAUN

Resumo


A formação de professores para o atendimento educacional especializado  (AEE) é uma demanda real, pois ainda é escassa a disseminação de ações de ensino no país, embora o mesmo tenha programas reconhecidos no âmbito internacional que abordam a educação de pessoas com necessidades educacionais especiais (BRASIL, 2011). Com vistas a dialogar e discutir práticas de ensino para o AEE, este trabalho aborda reflexões e referenciais teóricos sobre as ações de um projeto de extensão universitária, oferecido a professores de municípios do Rio de Janeiro, a partir da prática baseada no ensino colaborativo e desenvolvida em um instituto de aplicação de uma universidade. O uso da tecnologia se apresenta a partir de dois enfoques, um que se revela pelo uso de ferramentas no ambiente virtual, capaz de organizar e propor a reflexão e a produção de saberes sobre a prática de professores; e outro de cunho teórico, que expõe outra forma da escola se organizar diante do AEE. O ensino colaborativo consiste na parceria entre o professor do AEE e do núcleo comum, compartilhando regência, planejamento e avaliação no ensino (BRAUN e MARIN, 2011), (PLETSCH, 2014) e (MENDES et. al, 2014). A dinâmica do curso de extensão contempla encontros/formações presenciais e à distância, com docentes do AEE e do núcleo comum, além de profissionais convidados da área de educação/educação inclusiva. O curso está alocado em uma plataforma MOODLE da universidade, através de um laboratório de tecnologias da informação e comunicação. Neste ambiente encontram-se os recursos didático-pedagógicos e as ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona. Os resultados iniciais revelam que professores estão, de fato, carentes de formação em relação às propostas de ensino no AEE. Das cem vagas ofertadas, para dois municípios, ao fim constatou-se 170 professores e profissionais de secretarias de educação e graduandos inscritos, de 13 municípios.


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