CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

Célia Regina de Carvalho

Resumo


Este texto refere-se a um estudo que busca identificar e analisar ações de formação promovidas por Núcleos de Tecnologia Educacional do estado de Mato Grosso do Sul e/ou por escolas que possibilitem a integração das tecnologias móveis no processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, tentamos promover uma aproximação entre as contribuições de algumas ideias pedagógicas da Pedagogia Paulo Freire e o uso da das tecnologias móveis no sentido de pensar a respeito de uma educação transformadora. Objetivamos: a) discutir sobre a importância de promover uma educação dialógica e transformadora; b) refletir sobre o impacto das tecnologias móveis na sociedade e escola e os usos que os professores fazem destes recursos dentro e fora da sala de aula. Dentro de uma abordagem qualitativa de pesquisa, realizamos um estudo bibliográfico quanto a cultura digital e da mobilidade, bem como os seus reflexos na educação e no trabalho docente e um levantamento de dados por meio da aplicação de um questionário semiestruturado envolvendo 46 professores da rede pública do município de Naviraí – MS. Considerando as contribuições de algumas ideias da Pedagogia Paulo Freire para o estudo da questão referentes a inserção das tecnologias móveis na educação, percebemos que o desafio posto à escola atual vai muito além alfabetização. É preciso promover, portanto, a alfabetização e o letramento digitais de modo a favorecer o empoderamento dos jovens quanto aos conhecimentos disponíveis nas redes. Os dados apontam que os professores fazem mais uso de dispositivos móveis como celulares e notebooks em seu cotidiano do que em seu trabalho. Isto evidencia a necessidade de desenvolver ações de formação inicial e/ou continuada que habilitem o professor a operar com as tecnologias móveis em situações diferenciadas de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: educação; tecnologias, trabalho docente, letramento digital

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.