REALIDADE DO CURSO À DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL E DIFICULDADES DOS ALUNOS QUE UTILIZAM O MOODLE

Mayane Ferreira de Farias, Rita Diana de Freitas Gurgel

Resumo


As metodologias alternativas em plataformas virtuais de ensino conglomeram uma interação de diálogo entre o sujeito que participa do curso com o conteúdo que é disponibilizado pelo docente. Ao ponto que, reunidas ou não em Ambientes Virtuais de Aprendizagens (AVAs), estas socializações podem colaborar para aperfeiçoar a qualidade do ensino a distância quanto ao processo de ensino-aprendizagem. Assim, pensou-se na temática do presente trabalho, o qual tem relação direta com a avaliação das metodologias utilizadas no ensino a distância e seu impacto na aprendizagem e aceitação dos alunos desta modalidade de ensino que a cada dia cresce na realidade brasileira. Tomando como objeto de estudo o Curso de Licenciatura em Computação (EaD) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, buscou-se identificar quais e como são utilizadas as metodologias alternativas na Plataforma Virtual de Ensino? O objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar as metodologias alternativas na plataforma virtual de ensino no curso. Especificamente, buscou-se levantar o perfil dos alunos do curso; elencar e avaliar as metodologias alternativas utilizadas no ensino a distância do curso; apontar as principais dificuldades dos alunos do curso e sugerir alternativas de melhorias no processo de ensino-aprendizagem do curso. Para tal, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com aplicação de questionários elaborados para que alunos e professores/tutores. Dentre os resultados, constatou-se que as principais dificuldades dos alunos no curso, sob a ótica dos alunos e dos professores/tutores, é a utilização de Chat, acesso à Plataforma, participação de fóruns e inserção de Wiki como metodologias alternativas de ensino, tendo sido criado um quadro com sugestões de ações para minimizar os efeitos negativos dessas e de outras dificuldades elencadas pelos sujeitos da pesquisa. Ao final, constatou-se que as dificuldades apontadas pelos alunos foram semelhantes as que foram ressaltadas pelos professores/tutores, sendo necessário que sejam levadas em consideração todas as sugestões propostas.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.